quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Sacolão das Artes AMEAÇADO!

Clique na carta para ver melhor.

22 comentários:

  1. ABSURDO. INACEITÁVEL. INADIMISSÍVEL. VAMOS FAZER UMA MOBILIZAÇÃO NAS RUAS!

    ResponderExcluir
  2. A/C Senhor Sub Prefeito de M'boi Mirim

    Caro Sub Prefeito,

    a Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais, grupo teatral de Porto Alegre/RS, que desenvolve seu trabalho continuado no Hospital Psiquiátrico São Pedro (espaço público que estava ocioso desde 2000) vem através deste e-mail manifestar seu descontentamento e incompreensão com relação ao tratamento dispensado ao grupo "Brava Companhia" nesses últimos meses.

    É de conhecimento nacional o excelente trabalho desenvolvido pela Brava Companhia nos últimos anos no "Sacolão das Artes". Trata-se de um grupo premiado, ativo e de qualidade artística inquestionável, que vem desenvolvendo um trabalho social fundamental de democratização da cultura em uma área periférica da cidade de São Paulo.

    O grupo Oigalê, assim como a Rede Brasileira de Teatro de Rua, defende a ocupação de espaços públicos ociosos para o desenvolvimento de atividades artísticas culturais. Função essa que deveria ser melhor exercida pelos nossos governantes. Investir em cultura e educação não é favor de nenhum governante e sim, obrigação do estado.

    Precisamos de políticas públicas sérias, onde a população mais necessitada seja a primeira a ser atendida. E nesse ponto, a "Brava Companhia" esta realizando seu trabalho de forma magistral.

    Salientamos a importância da continuidade do trabalho da "Brava Companhia" no "Sacolão da Artes", referência nacional de um trabalho sério e competente na cidade de São Paulo.

    Vida longa ao "Sacolão das Artes"! Vida longa a quem se preocupa com a cultura!

    Atenciosamente,
    Giancarlo Carlomagno
    produtor da Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais









    --------------------------------------------------------------------------------

    ResponderExcluir
  3. É extrema incoerencia a atitude desta sbprefeitura que por intermédio de seus governantes, ousam em acabar com um dos poucos espaços culturais e sociais de uma região que vive em tempo integral a desigualdade e o descaso. Em repudio a açoes ditadorias e a favor do sacolao das artes e do coletivo que coordena o espaço é que gritamos pela autonomia do coletivo gestor do Sacolão das Artes e também pela autonomia de suas açoes.
    Que a subprefeitura de M boi mirim trate de resolver problemas e nao de cria-los!

    Otávio Gusmão
    Representante O.A.D.C.

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal,
    Eu e a Trupe Pau a Pique também enviamos protesto para a Sub Prefeitura. Nos mantenham informados dos acontecimentos, por favor.
    Abraço
    Iarlei Rangel

    ResponderExcluir
  5. Manifesto o meu descontentamento pela notícia das intervenções descabidas ao Sacolão das Artes, um espaço que somou tanto para viabilizar o acesso à cultura local, além de oferecer apoio para a continuidade de trabalhos diversos de grupos artísticos independentes.
    Fabiana Bernardes
    Sao Paulo-SP

    ResponderExcluir
  6. Estou chocada com esta noticia, é um absurdo o que o Sr. subprefeito esta tentando fazer com o nosso Sacolão das Artes, com uma grande conquista, moro na periferia onde tem uma vulnerabilidade social muito grande, e sei da importância deste espaço na nossa comunidade, A Brava Companhia tem feito um trabalho maravilhoso e competente, acho que o subprefeito nunca foi assistir uma peça no Sacolão das Artes, e ver o brilho nos olhos de cada criança carente que ali está , meus sobrinhos ficam contando os dias e os minutos para ir ao Sacolão das Artes para ver cada evento, porque querem acabar com esta conquista? A subprefeitura não tem coisas mais importantes para resolver? Porque querem tirar a Rita? Porque ela é competente? Sr. Beto Mendes por favor deixe a cultura entrar em nossa sociedade. Ellen Dias

    ResponderExcluir
  7. Olá sou o Dill da cia do cão e cooperifa, estou solidario e a disposição!

    ResponderExcluir
  8. A Cia. dos Inventivos apóia a causa contra o absurdo que está acontecendo com o Sacolão das Artes. Um trabalho sério, competente e imprescindível principalmente em âmbitos geográficos e sociais não pode acabar assim.É com profunda tristeza que recebemos este comunicado, pois infelizmente esta falta de respeito com os artistas deste país, que realizam trabalhos sérios e engajados vai perdurar até quando?! Esta é a pergunta que deixamos para o Sr. subprefeito.
    Os Inventivos se coloca em prontidão e em Alerta! Companheiros!!!! Vamos a Luta!!!!!
    Cia. dos Inventivos

    ResponderExcluir
  9. Tentei colocar aqui a VERSÃO APERFEIÇOADA da
    Carta Aberta ao subprefeito Beto Mendes,

    mas o blogger se recusa a aceitar dizendo que tem mais de 4096 letras, quando não tem. Vai ver que foi subornado... rsrs

    Bom, a carta aberta continua à disposição no meu blog http://pluralf.blogspot.com , e também no outro blog dentro do portal Luis Nassif, http://blogln.ning.com/profiles/blog/list?user=21ztqly5vmw9z

    Abraços & FORÇA!

    ResponderExcluir
  10. Absurdo!!!!

    Venho representar Levante Cultural de BArueri, Banda Preto Soul e Dêssa & Sandro, temos Ciencia de que a perda deste espaço seria uma tragédia visto tudo que tem sido feito,

    mantenha-nos informados,

    à disposição:

    dessals@gmail.com

    bandapretosoul@gmail.com

    levanteculturaldebarueri@gmail.com

    abraço,

    Dêssa

    ResponderExcluir
  11. Representando a Fábrica de Criatividade (www.fabricadecriatividade.com.br), deixo aqui nossa nota de indignação e nosso apoio à luta.

    À disposição: mariafernanda@fabricadecriatividade.com.br

    Maria Fernanda
    Núcleo Gestor - Fábrica de Criatividade

    ResponderExcluir
  12. Somos muitos e estamos solidários e prontos para a luta pela continuidade de um espaço conquistado pela sociedade que visa construir conhecimentos de entendimento do mundo e para ação nele por meio de atitudes transformadoras e necessárias. O nosso abraço a Brava Companhia e demais coletivos do Sacolão das Artes.
    Vivian Dutra (jornalista Brasilia - DF)

    ResponderExcluir
  13. Ao Subprefeito Beto Mendes

    A Cia. "Ainda sem Nome", grupo teatral de Ribeirão Preto, vem manifestar seu apoio ao trabalho desenvolvido pela Brava Companhia e seus parceiros no Sacolão das Artes.

    Em todo o território nacional nós temos notícias de grupos e entidades desenvolvendo trabalhos de cunho social e cultural nas suas regiões de atuação, muitas vezes cobrindo aquele que deveria ser o trabalho dos governos e que não é realizado.

    A tristeza é ao mesmo tempo, termos notícias como a da intervenção no espaço em que o grupo desenvolve suas atividades com a comunidade, e sabermos que o poder público não apóia, colabora e nem incentiva aqueles que fazem pelos outros o que o governo não faz. Pelo contrário, notícias como esta nos mostra que o poder público continua vendo nos grupos artisticos, figura de competição, e não de colaboração a favor da população.

    A Cia. "Ainda sem Nome" vem pedir através desta carta à subprefeitura não apenas que não prejudiquem o trabalho desenvolvido pela Brava Companhia no Sacolão das Artes mas que o apoiem e incentivem, crentes na consciência desta administração sobre a necessidade do desenvolvimento cultural e artístico da comunidade.

    Abraços,

    Cia. "Ainda sem Nome" de Pesquisa Artística
    Ribeirão Preto/SP

    ResponderExcluir
  14. Precisamos de mais espaços como o Sacolão das Artes.

    Pela diversidade cultural!
    Expressamos o nosso apoio ao Coletivo Gestor.

    Criatividade, justiça e afeto.

    ResponderExcluir
  15. Nós do Grupo Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente-SP, conhecedores do trabalho desenvolvido pelo grupo Brava Companhia, e também conhecedores da importância do espaço SACOLÃO DAS ARTES para toda a comunidade da sua região e para a cidade de São Paulo, manifestamos aqui nosso repúdio ao eventual fechamento deste espaço. Tal inciativa, caso ocorra, constituirá numa afronta ao interesse público e a toda a classe artística que luta pelo direito à cidade. Desta forma, já solicitamos ao subprefeito de M'Boi Mirim o imediato comprometimento com a manutenção e apoio ao SACOLÃO DAS ARTES.
    Esta luta também é nossa!
    Luis Paulo Valente
    Circo TEatro Rosa dos Ventos.

    ResponderExcluir
  16. A Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, grupo de Porto Alegre/RS com 31 anos atividades, vem, através deste e-mail, manifestar seu repúdio ao fechamento do espaço Sacolão das Artes.

    Enquanto coletivo teatral, sabemos a importância que a manutenção de um espaço tem para o aprofundamento da investigação ética e estética de um núcleo artístico. Os projetos desenvolvidos pelo Ói Nóis estão diretamente ligados à existência de nosso espaço de trabalho, a Terreira da Tribo, um espaço que não se resume a ser somente o lugar de espetáculos do grupo, mas abre-se para o compartilhamento de experiências, dialogando com outros artistas e com a comunidade. Esse atelier artístico onde se desenvolvem múltiplas atividades constituiu-se em um espaço de possibilidades, contribuindo para o conhecimento dos homens e o aprimoramento da sua condição.

    Por isso, reconhecemos o Sacolão das Artes como um verdadeiro Território Cultural e valorizamos o trabalho desenvolvido pela Brava Companhia e o Coletivo Gestor do Sacolão das Artes junto à comunidade local. Sabemos muito bem a importância que um espaço público como o Sacolão tem, tanto para os coletivos que ali desenvolvem e aprofundam seu trabalho, quanto para a comunidade que tem acesso garantido à arte.

    Também defendemos a ocupação de espaços públicos ociosos para o desenvolvimento de atividades artísticas e culturais, que garantam aos coletivos artísticos um espaço de experimentação, investigação e compartilhamento. Esta arbitrariedade do Poder Público local, de ameaçar o fechamento do Sacolão, é absurda. Com essa atitude, ao invés de garantir o acesso à cultura, a Sub Prefeitura de M'boi Mirim cerceia a liberdade e impede a criação de um campo fértil para construção de novos conhecimentos e novos valores.

    VIVA o Sacolão das Artes!!!

    Marta Haas
    p/ Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz

    www.oinoisaquitraveiz.com.br
    www.fotolog.com/oinois

    ResponderExcluir
  17. A/C Senhor Sub Prefeito de M'boi Mirim

    Caro Senhor,

    O Grupo Mototóti, de Porto Alegre/RS, se une aos demais Grupos que se manifestam contrários ao fechamento do Espaço Sacolão das Artes.

    Somos um jovem Grupo, com apenas dois anos, e nos impressiona o rumo que sua Sub Prefeitura está tomando no que diz respeito à garantia de produção e acesso aos bens culturais. Também, e principalmente por se tratar de um Grupo de reconhecido trabalho junto aos colegas e ao seu público, e de um Espaço que "funciona!!". É lamentável que o Sacolão das Artes esteja passando por esta situação, pois hoje, e sempre, o que se espera de uma administração consciente é uma evolução, e não uma involução.

    Bueno, sem muitas delongas, fica aqui nosso repúdio e a lembrança de que este espaço não é dos governantes, e sim do povo que espera poder continuar usufruindo de todas as manifestações artísticas e culturais ali oferecidas.

    Abaixo à arbitrariedade!
    Vida longa ao Sacolão das Artes!

    Fernanda Beppler
    --
    Grupo Mototóti
    Porto Alegre/RS - Brasil
    www.grupomotototi.blogspot.com
    www.motototi.com.br

    ResponderExcluir
  18. Manifesto aqui minha indignação a este ato covarde que visa, mais uma vez, coibir a disseminação de cultura e conhecimento a uma parte da população que é carente destes valores. Fica claro que este é o fruto de uma manobra política cujo objetivo é uma sociedade cada vez mais alienada e facilmente manipulável.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. é assombroso como a cada tentativa de emancipação, os donos do poder se mobilizam rapidamente para deter avanços que os colocarão em franca derrocada. SALVE as ações do coletivo gestor do Sacolão e de todos aqueles que acreditam não ser inutil gritar e por isso mesmo rebelam-se!
    Luiz Calvvo - TRABALHADOR da (e pela) Cultura

    ResponderExcluir