sexta-feira, 5 de março de 2010

Sobre a Domigueira Dançante que rolou em 28.02.2010

O SACOLÃO FOI INVADIDO

Aconteceu no final da tarde de domingo. Bem mais de 100 pessoas, predominantemente negras, invadiram o Sacolão das Artes, na primeira rave nostálgico-domingueira promovida pelo Masters Music.
A trilha sonora também foi predominante black – se é que música tem realmente cor – dos anos 60, 70 e 80: Roberta Flack, J Rivers, K C, Alpha, Marvin..., um evento exemplo típico daquilo que os pensadores chatos e moderninhos chamam de Cultura Periférica – onde têm do arcaico e do moderno, do nacional e do estrangeiro. Viva o Samba- Rock! Viva o kitch...
Perdoem os anglicismos, mas é que a cultura periférica já era é globalizada antes mesmo do termo.
As mulheres dominaram com chapinhas frescas e jeans de cintura alta, como os da Rua Direita nos tempos pré Shoppings. Vários homens não hesitaram a arvorar bem passadas camisas sociais que reluziam sob o desenho de luz arrojado, páreo duro até para o lendário Dancing Days. Azar dos celibatários ausentes, pois tinha filé de montão, e pra todos os gostos.
Enfim tudo estava para o realce e o brilho, como aqueles sorrisos alvos que estampam sempre os caras do Masters que, super organizados, fizeram do Sacolão das Artes uma verdadeiro dance floor com mesas finamente arrumadas, banheiros lustrosos, impressos de qualidade, torta gostosa e cerveja barata. Sem esquecer, é claro, de duas grandes e bem legíveis faixas na entrada, nas quais podíamos ler um acolhedor “Sejam Bem Vindos”, que arrastou sem preconceitos moradores de rua, favelados, metidos a classe média, coroas e nosso fidelíssimo público infantil – numa prova evidente de que a domingueira é trans geracional e recreio de classes. A satisfação de soltar a anca e de se mostrar, de ter prazer! Cultura mestiça, como diria o mestre J. Amado. Sempre política e agregadora.
Pena um conflito mal resolvido envolvendo um grupo de crianças agitadas. Precisamos ver isso melhor. Talvez criança, só, não deva entrar. Pena a chuva e pena as paredes feias e descascadas atrás do palco –cadê a reforma, carai?
Aprendi vários passos marcados de soul e contarei os finais de semana para a próxima que será ainda maior, já que como ouvi várias vezes durante o evento, "esse baguio vai bombar, mano"!
Quando fui embora, contente, lá pelas 20h30 - não havia rolado nenhuma ocorrência grave. Viva a domingueira...

Valeu J~

Um comentário:

  1. parabens pelo blog...
    Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
    VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

    ResponderExcluir